O rating é tirano? Pode ser.Mas também há outras formas de medir a audiência dos programas de televisão. Nada mais como observar o que falam em uma rede social, qualquer um pode ter ideia do que o outro (com acesso a Facebook e Twitter) está vendo. O "minuto a minuto", essa temporalidade que mede o sucesso e o fracasso de um programa segundo o que emite a cada instante, e que pode determinar uma enorme caída de audiência por um erro, também se reflete nas redes sociais e fica evidente que há uma necessidade de comentar. Como se estivessem relatando um jogo de futebol, alguns programas conseguiram isso: que o povo precise de comentar com sua cyberaudiência enquanto assiste. E então, surge um novo ranking: o de popularidade no Twitter.
Segundo uma medição realizada pela Tribatics.TV, ferramenta que monitora e analisa conversas no Twitter sobre os programas da televisão argentina, Aliados, a ficção que marcou a volta de Cris Morena a TV depois de um enorme tempo, arrasa com os comentários na rede social.
A ficção traz a voz cantora. Conta com o maior volume de tweets e de autores que além do mais se comprometem como audiência, é dizer, não tweetem eventualmente mas dedicam seus usuários da rede social para falar de Aliados varias vezes por semana. Em números, isto é assim: no mês de julho, a série foi mencionada 846.634 vezes (incluindo retweets), por 232.201 autores (usuários). Isto dá a Telefe a liderança de popularidade no Twitter, já que somado com outros programas com repercussão na rede social da mesma emissora tem 62,73% dos tweets.
Além disso, três das hashtags mais poderosos da "twittosfera" durante o mês de julho foram destinadas a falar do programa: #Aliados , #frasesALIADOS e #TwitcamDeAliados
Os canais mais comentados no Twitter:
Telefe: 62,73% de menções
El Trece: 25,92%